Quem sou eu

Minha foto
Vinicius de Moraes é um os maiores compositores brasileiros e um dos fundadores do movimento Bossa Nova.

Garota de Ipanema

Posted by Vinícius de Moraes - Blog Interativo

A mulher que passa


Meu Deus, eu quero a mulher que passa.
Seu dorso frio é um campo de lírios
Tem sete cores nos seus cabelos
Sete esperanças na boca fresca!

Oh! Como és linda, mulher que passas
Que me sacias e suplicias
Dentro das noites, dentro dos dias!

Teus sentimentos são poesia
Teus sofrimentos, melancolia.
Teus pêlos leves são relva boa
Fresca e macia.
Teus belos braços são cisnes mansos
Longe das vozes da ventania.

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!

Como te adoro, mulher que passas
Que vens e passas, que me sacias
Dentro das noites, dentro dos dias!
Por que me faltas, se te procuro?
Por que me odeias quando te juro
Que te perdia se me encontravas
E me encontrava se te perdias?

Por que não voltas, mulher que passas?
Por que não enches a minha vida?
Por que não voltas, mulher querida
Sempre perdida, nunca encontrada?
Por que não voltas à minha vida
Para o que sofro não ser desgraça?

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!
Eu quero-a agora, sem mais demora
A minha amada mulher que passa!

No santo nome do teu martírio
Do teu martírio que nunca cessa
Meu Deus, eu quero, quero depressa
A minha amada mulher que passa!

Que fica e passa, que pacifica
Que é tanto pura como devassa
Que bóia leve como a cortiça
E tem raízes como a fumaça.

Vinicius de Moraes. Antologia poética. São Paulo:
Companhia das Letras, 1992, pp.88-89.



Questões referentes ao poema supra citado.

6) A figura da mulher como musa, fonte de inspiração do poeta, é um traço de permanência na literatura brasileira. Seguem-se abaixo trechos de poemas escritos por diferentes autores, em distintos períodos literários, sobre o sentimento que a musa inspiradora provoca no poeta. Aponte a única opção cuja imagem da mulher se distancia por completo da observada no texto 2:
(A) "Anjo no nome, Angélica na cara! / Isso é ser flor, e Anjo juntamente: / Ser Angélica flor, e Anjo florente, / Em quem, senão em vós, se uniformara " (Gregório de Matos).
(B) "Ai Nise amada! se este meu tormento, / Se estes meus sentidíssimos gemidos / Lá no teu peito, lá nos teus ouvidos / Achar pudessem brando acolhimento" (Cláudio Manuel da Costa).
(C) "Se uma lágrima as pálpebras me inunda, / Se um suspiro nos seios treme ainda / É pela virgem que sonhei...que nunca / Aos lábios me encostou a face linda!" (Álvares de Azevedo).
(D) "A primeira vez que vi Teresa / Achei que ela tinha pernas estúpidas / Achei também que a cara parecia uma perna" (Manuel Bandeira).
(E) "E à noite, ai! como em mal sofreado anseio, / Por ela, a ainda velada, a misteriosa / Mulher, que nem conheço, aflito chamo!" (Alberto de Oliveira).


7) Com relação ao poema de Vinicius de Moraes, podemos afirmar que:
(A) o uso da antítese, presente no poema, constitui uma marca da tradição do barroco.
(B) a referência a uma natureza bucólica acentua a valorização do pastoralismo neoclássico.
(C) a utilização da rima e da métrica regular aproxima o poema da preocupação formal do parnasianismo.
(D) o eu lírico busca uma visão mística e objetiva do sentimento amoroso, típica da estética simbolista.
(E) a incorporação das conquistas modernistas da fase heróica acentua no texto o humor e a ironia.


8) Assinale a única afirmação correta a respeito dos textos 1 e 2.
(A) A opção por um lirismo de tom dramático aproxima os dois textos.
(B) Ambos tratam o sentimento amoroso a partir de postulados racionais e científicos.
(C) No conto, a relação de Simão Bacamarte com D. Evarista é caracterizada por valores contrários aos observados na estética romântica.
(D) Ambos representam a mulher como construção de um imaginário romântico.
(E) No poema, a relação do eu lírico com a mulher é concebida a partir de uma visão do amor já presente nas narrativas naturalistas.


9) Assinale a alternativa em que o uso da vírgula é facultativo ( desconsidere a possibilidade de substituir a vírgula por outro sinal ).
(A) "Oh! Como és linda, mulher que passas"
(B) "Teus sofrimentos, melancolia"
(C) "...filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas."
(D) "D. Evarista mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos."
(E) "... meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência."


10) A oração reduzida no trecho "Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra..." ( texto 1, l. 5-6 ) encontra melhor paráfrase em:
(A) malgrado os esforços de el-rei para que ficasse em Coimbra.
(B) ainda que não pudesse el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra.
(C) mas não pôde el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra.
(D) para que el-rei não pudesse convencê-lo a ficar em Coimbra.
(E) para que el-rei não pudesse convencê-lo a ficar em Coimbra.


11) Assinale a alternativa em que todos os itens são formados a partir de um verbo:
(A) sentimento, ventania, extinção, mofino
(B) resistência, regressar, cerebral, preocupação
(C) facilidade, pacificar, regularmente, alimentício
(D) fumaça, intimidade, prática, inexplorado
(E) explicável, sabedor, sofrimento, contemplação.


Questões da prova do vestibular PUC-Rio
Fonte: http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/interativas/2001/por_obj.html

0 comentários:

Postar um comentário